Francisco Bonneville
Tirou o curso de restauração na Escola Profissional Infante D. Henrique e começou a trabalhar na Casa de Pasto da Palmeira, onde esteve durante cinco anos. Ainda passou pela cozinha do Oporto Café antes de abrir o RO. R. Ramalho Ortigão, 4000-407 Porto
No RO aposta-se em pratos japoneses, de base tradicional, mas com pequenas alterações, executadas pelos chefs João Pupo Lameiras e Francisco Bonneville. “Não quisemos ficar presos aos originais, fomos adaptando, sem grandes invenções”, diz Francisco, referindo-se aos ramen – a estrela da casa, aos okonomiyaki – uma espécie de panqueca -, e aos donburi – taças de arroz com acompanhamentos. O RO, cujas iniciais significam “ramen e outros”, abriu em 2016, após uma viagem a Tóquio feita pelos dois amigos, que se conheceram enquanto trabalharam juntos na Casa de Pasto da Palmeira.
Atualmente, quem quiser provar os reconfortantes ramens – que são finalizados em casa, com o caldo a chegar num frasco e os restantes ingredientes à parte -, ou os saborosos donburi pode encomendar pela aplicação Uber Eats ou diretamente com o restaurante, que está a fazer entregas no Grande Porto, todos os dias da semana.
Os cozinheiros partilham aqui quatro receitas, muito semelhantes às que se encontram na carta do RO, de um atum picante, um ramen Tonkotsu Naruto – que leva uma espécie de delícia do mar branca com uma espiral rosa -, um okonomiyaki com camarão e bacon e ainda uma gulosa tarte de caramelo de miso e chocolate.
in Evasões
https://www.evasoes.pt/comer/da-entrada-a-sobremesa-receitas-orientais-dos-chefs-do-ro/1009039/
Ramen by Chef Francisco Bonneville
Francisco Bonneville (RO) estreia-se na nossa cozinha, com um workshop dedicado aos caldos pecaminosos e reconfortantes japoneses – Ramen.
Francisco Bonneville, que sempre teve uma ligação especial com a cozinha, formou-se na Escola Profissional Infante D. Henrique, quando a ser chef ainda não era uma moda.
Começou a carreira no Cafeína, passou pelo D. Tonho e foi na Casa de Pasto da Palmeira que aprimorou a sua técnica e que teve liberdade para explorar os vários caminhos da comida asiática e da comida de conforto. Com João Pupo Lameiras, explorou o Japão e a sua gastronomia ancestral, para abrirem juntos o RO, em 2016.
Neste workshop, Francisco Bonneville promete surpreendê-lo com misturas únicas e que são um bilhete direto para o Japão. Conte com receitas incríveis, vindas das mãos de quem trabalha e investiga sobre o assunto há muitos anos. São os melhores caldos do mundo – Ramen – com ingredientes genuínos e intensos para maravilhar os seus convidados com um jantar temático bem japonês.