Previous Next

março, mês das marcas que marcam XIX - MARCA POÉTICA

DIA MUNDIAL DA POESIA / DIA DA ÁRVORE – 21 DE MAIO DE 2019

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

A poesia portuguesa é um dos nossos patrimónios culturais mais importantes. São inúmeros os nomes reconhecidos e premiados internacionalmente. Esses autores são responsáveis por, em períodos distintos, contar a história do povo português e apresentar suas impressões sobre o mundo e os outros. Alguns nomes tiveram maiores destaques, tais como Luís de Camões, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Sophia de Melo Breyner Andresen, entre tantos.

Quisemos homenagear estes poetas e estimular o gosto pela leitura poética nos nossos alunos. Mas quisemos mais - divulgar poetas ingleses e franceses pois a poesia não tem uma só língua.

Lançámos o repto aos nossos alunos e o culminar de todo um trabalho de pesquisa, levantamento e estudo de poetas durante algumas semanas foi a atividade na Biblioteca da escola – uma sessão literária em várias línguas!

Além da decoração do espaço, com poemas, flores, marcadores de livros, música ambiente, luzes e mesas preparadas com muito gosto, “enfeitadas” com bolachinhas e limonada preparadas pelos alunos dos cursos de Cozinha e Restaurante para todos os alunos e professores degustarem, foram ouvidos poemas originais em português e inglês; foram ouvidas canções célebres, desde Bob Dylan (“Blowing in the Wind” - Prémio Nobel da Literatura 2018), a John Lennon (“Imagine”) e Florbela Espanca (“Perdidamente”), António Gedeão (“Calçada de Carriche”); foram ouvidos poemas emblemáticos de Luís Vaz de Camões, de Edgar Allan Poe, Jacques Prévert, entre outros.

Todos os alunos participaram, quer estando mais diretamente envolvidos na organização, preparação ou execução das atividades desta manhã, quer estando presentes na Biblioteca e fazendo parte deste dia inesquecível! Como sempre foi um desafio ganho - no final da manhã todos se sentiram mais enriquecidos, mais motivados e mais “poetas” à sua maneira!

Mas no dia 21 de março celebra-se também o Dia Mundial da Árvore. Dessa maneira, outra atividade interessante que decorreu paralelamente na nossa horta, foi a plantação de uma árvore por alunos de cada uma das turmas da escola. O dia azul e soalheiro ajudou e as árvores plantadas coroaram esta data com os seus tons de verde!

Os professores envolvidos consideraram estas atividades muito bem sucedidas, marcadamente multiculturais, motivadoras, muito enriquecedoras e a repetir no futuro.

Escola Profissional Infante D. Henrique
Rua do Melo n.º 5
4050-372 Porto
GPS: 41.1589843, -8.6170766
Tel.: 228 304 887
secretaria@epidh.pt

Inquérito

Queremos saber sobre os alunos que passaram pela nossa escola.
Diga-nos, preenchendo este inquérito.

Newsletter

Subscreva à nossa mailling list e receba as nossas novidades.

Pesquisar...

Ligações

Moodle Portal do Aluno e-Schooling
Facebook

© 2018 Escola Profissional Infante D. Henrique | Área reservada