março, mês das marcas que marcam XVIII

19 . março . 2019

Uma marca da cidade do Porto

As turmas do 3º ano do curso de cozinha e pastelaria realizaram uma visita de estudo ao Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, para observação do seu acervo de cerâmica e ourivesaria, integrada nas finalidades da disciplina de Economia e da Educação para a Cidadania, vertente identidade nacional.

Foi proporcionada uma experiência museológica de contacto com o património histórico, sendo os alunos motivados a refletir, a expressar, a identificar e a reconhecer o tipo de trocas e o papel dos portugueses na mundialização da economia. Foram ainda orientados a estabelecer pontos de ligação entre o comércio do passado e do presente e paralelismos entre as técnicas artísticas de modelagem e moldagem de cerâmica com técnicas atuais de pastelaria. Analisaram e interpretaram os temas decorativos das loiças, fazendo a ligação com a cultura e valores de outros povos, a relação entre a forma e a funcionalidade das diferentes peças e a distinção entre faiança e porcelana.

Com esta visita, os alunos puderam testemunhar a alteração ocorrida na estrutura produtiva, correlacionada com a perda de peso da indústria na economia do país e em particular do Porto, cidade em que surgiu a primeira unidade cerâmica portuguesa.

 

EPIDH, formação integral do aluno.

EPIDH, uma Escola, um Futuro.

Escola Profissional Infante D. Henrique
Rua do Melo n.º 5
4050-372 Porto
GPS: 41.1589843, -8.6170766
Tel.: 228 304 887
secretaria@epidh.pt

Inquérito

Queremos saber sobre os alunos que passaram pela nossa escola.
Diga-nos, preenchendo este inquérito.

Newsletter

Subscreva à nossa mailling list e receba as nossas novidades.

Pesquisar...

Ligações

Moodle Portal do Aluno e-Schooling
Facebook

© 2018 Escola Profissional Infante D. Henrique | Área reservada