Previous Next

No âmbito da disciplina de Serviço de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/bar, as turmas do segundo ano visitaram o World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

O percurso contempla a visita a dois dos museus disponíveis no quarteirão cultural. Este lugar homenageia a cultura e valoriza a história e as principais indústrias portuguesas. Contudo, foram escolhidos apenas dois dos espaços, o museu do chocolate, por ser o tema, a trabalhar, no âmbito do tema Unificador, da turma de Cozinha e o museu do vinho, porque neste espaço, ambas as turmas tiveram oportunidade de viajar e descobrir o nosso país, nomeadamente pelas regiões vitivinícolas.

A visita começou no museu do Chocolate, onde os alunos foram levados a viajar pelo tempo. Neste espaço, encontramos os ingredientes da bebida preparada pelas Astecas, bem como muitas curiosidades relacionadas com o fruto do cacueiro.

Finalizámos na fábrica onde fomos recebidos pelo sr. Paulo Nunes, responsável pelo controlo de qualidade do chocolate, que nos explicou todo o processo do chocolate, especificamente a importância da temperagem ou pré cristalização.

Seguimos visita ao Wine Experience , uma viagem à descoberta do vinho, uma bebida especial, que faz parte da nossa cultura há séculos. Começamos pelos elementos fundamentais do cultivo das uvas até à complexidade da produção de vinho. 

Portugal, apesar da sua pequena superfície terrestre, é uma espécie de microcosmo em que representa muitos tipos de solo e muitas condições topográficas. Estes aspetos explicam a riqueza do país em termos das diferentes variedades de uva e da extraordinária diversidade dos vinhos portugueses.

Observámos os diferentes tipos de videira cultivadas provenientes do Minho, Douro, Dão, Bairrada, Lisboa, Alentejo e Madeira.

Foram-nos explicadas as diferentes características do solo, bem como das castas, o sistema de condução, altitude e clima.

Ainda antes de terminar a jornada pelo conhecimento do Vinho, fomos levados a viajar por Portugal, numa representação das várias regiões portuguesas, onde pudemos visualizar e conhecer os diferentes aspectos culturais e gastronómicos.

Após esta experiência, com mais informação, terminamos a visita num espaço onde os alunos, testaram os conhecimentos adquiridos ao nível dos cinco sentidos.

 

 

"De pessoas para pessoas" 

Existem várias diferenças entre os diferentes processos de fabricação do chocolate, mas na base estão as pessoas: no lado da produção a pessoa que fabrica o chocolate/fabricante; do outro lado, uma pessoa que consome o chocolate/consumidor.


No dia 20 de novembro, os alunos do 3º ano das turmas de TRCPA, TRCPB e TRRB, em contexto de Visita de Estudo, foram no “encalce” da obra “Memorial do Convento” de José Saramago, cujo estudo, módulo 8, se avizinha.
A viagem a Mafra visa contactar com a realidade da narrativa Saramaguiana, quer através da representação teatral, durante a manhã, 11h, sob responsabilidade da éter-produções culturais, quer pela visita guiada ao edifício, às 14 horas, composto pelo Palácio Real, Basílica e Convento, a carga do Tempo Cardinal, permitindo contextualizar e contactar  in loco  com o ambiente da época que caracteriza não só o século XVIII, como a Corte e a figura de D. João V.
Para além de todo o envolvimento cultural, que estas atividades proporcionam, foi possível verificar com agrado a proximidade e o convívio entre todos os alunos.

* Baltasar e Blimunda, respetivamente, protagonistas ficcionais do Romance.
 



 
 

Previous Next

"No dia 2 de novembro, as turmas do 1º e 2º ano do curso do Técnico de Restauração Restaurante/Bar acompanharam a turma do 3º TRCP/RB na visita de estudo ao Douro Vinhateiro, no âmbito do tema unificador “Senhoras e Senhores do Vinho e da Gastronomia”.

A visita foi dinamizada pelas disciplinas técnicas de Restaurante e Bar e de Cozinha e Pastelaria com o objectivo de valorizar e divulgar a Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola/vínica regulamentada do mundo e considerada Património da Humanidade, pela UNESCO .

A visita a este "vale encantado", de solos pobres e encostas íngremes, foi iniciada no Museu do Douro, no Peso da Régua, onde, com uma visita guiada, contactámos com os objetos materiais e imateriais, representantes da identidade, da cultura, da história e do desenvolvimento do Douro, com especial incidência na sua atividade central, a vitivinicultura.

visita prosseguiu na histórica cidade de Lamego, conhecida também pela sua gastronomia e pela produção de vinhos, nomeadamente o Vinho do Porto.

No início da tarde, percorremos a Quinta da Pacheca, como exemplo da importância do enoturismo no desenvolvimento e promoção local.

Com esta experiência, os alunos regressaram ao Porto muito mais ricos em termos culturais e técnicos, o que se traduziu num reforço de motivação para o desenvolvimento e aprofundamento destes conhecimentos em contexto escolar, nomeadamente no âmbito do tema unificador “Senhoras e Senhores do Vinho e da Gastronomia”.
 

No âmbito do trabalho desenvolvido na EPIDH para o Plano Nacional de Formação Financeira, a turma 1.º TRRB promoveu uma atividade junto dos colegas das restantes turmas da EPIDH, assinalando o Dia Mundial da Poupança.

Foram tratados assuntos como a necessidade de administração de despesas a ter, os meios de promoção de poupança e a realização de orçamentos, para dar resposta a projetos que implicam custos.

Todos foram desafiados a refletir sobre o cálculo de percentagens associadas a descontos, a realizar um orçamento e a ponderar quantias a poupar para dar resposta a necessidades de despesas.

Previous Next

Ao longo de nosso percurso, conhecemos de perto todo o processo de produção saboreando o amor e a dedicação, em cada lata aberta, das pessoas que trabalham em diferentes fábricas.

Fomos à fábrica 'Ramirez' que tem parceria com a nossa escola. Representamos esta marca na Universidade de Aveiro, no âmbito da alimentação saudável, bem como numa feira de produtos portugueses em Lorena, França. Desenvolvemos receitas em conjunto com chefes de cozinha no projeto intitulado “Chefes com Lata”. Assinalámos o dia dos afetos com latas personalizadas com peixes em chocolate.

Reconhecemos o valor e a dedicação de todas as mulheres no trabalho desenvolvido em diferentes fábricas e, por essa razão, assinalamos o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com uma exposição de fotografias das mulheres da Indústria Conserveira. Deste modo, pretende-se homenagear a mão de obra feminina e os desafios que têm sido capazes de superar, bem como o papel determinante da mulher na sociedade.

Com tudo isto, queremos, no âmbito do Tema Unificador- Conservas de Pesca, promover o trabalho colaborativo entre a escola e as empresas de conservas, incentivando a criatividade na elaboração e criação de novas receitas para a mais antiga indústria nacional.

Mergulhe connosco no universo das Conservas Portuguesas.

Escola Profissional Infante D. Henrique
Rua do Melo n.º 5
4050-372 Porto
GPS: 41.1589843, -8.6170766
Tel.: 228 304 887
servicos@epdhenrique.edu.gov.pt
direcao@epdhenrique.edu.gov.pt

Inquérito

Queremos saber sobre os alunos que passaram pela nossa escola.
Diga-nos, preenchendo este inquérito.

Newsletter

Subscreva à nossa mailling list e receba as nossas novidades.

Pesquisar...

Ligações

Moodle Portal do Aluno e-Schooling
Facebook
© 2020 Escola Profissional Infante D. Henrique | Área reservada